quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Agora é que vamos vencer a crise


Sim Sr., era mesmo disso que precisávamos, soluções criativas e corajosos que nos façam vencer essa crise. A União Europeia e o FMI vão finalmente conhecer a força desse país, já ninguém nos segura...




PSD e CDS-PP querem que a RTP volte a ter um programa ao estilo do TV Rural

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/01/31/ar-debate-proposta-de-psd-e-cds-pp-de-programa-na-rtp-sobre-agricultura

Universidades e politécninos lançam novo programa europeu de estágios profissionais

Três universidades (Lisboa, Évora e a do Algarve) e dois politécnicos (Beja e Setúbal) lançaram um programa Erasmus que vai permitir que 220 estudantes destas instituições de ensino superior possam realizar estágios profissionais em 33 países europeus. Os estágios têm a duração de seis meses e podem ser realizados em empresas, hospitais e instituições de ensino superior europeias, estando agora a decorrer o processo de selecção.
A iniciativa "Erasmus Al Sud, Connecting Regions, Creating Worlds", coordenada pela Universidade de Lisboa (UL), vai também disponibilizar bolsas para que um número semelhante de alunos possa estagiar em Portugal.
"O processo de selecção ainda está a decorrer, porque não tem um tempo fixo como o habitual programa de Erasmus", explicou a vice-reitora da UL, Teresa Cid, durante o lançamento oficial do programa, acrescentando ainda que "neste momento, a procura ainda não excede a oferta, porque ainda não há um suficiente conhecimento desta oportunidade entre os estudantes".
Teresa Cid sublinhou que o objectivo deste programa não é "promover a emigração mas sim a formação": "Qualquer experiência deste tipo será certamente muito positiva e será potenciadora de maiores oportunidades de empregabilidade. Não é uma relação directa, mas há uma relação indirecta muito poderosa".
Além das universidades e politécnicos, são parceiros deste projecto um conjunto de câmaras municipais e outras organizações e empresas, tais como o Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja, o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), a Associação de Defesa do Património de Mértola, a Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama - Sines Tecnopolo, a
Fundação Luís de Molina, Nautialqueva Serviços Náuticos Lda, a ADREPES e a Rede Europeia de Turismo de Aldeia do Alentejo (Genuinland), entre outras.
 

Nova classificação das Universidades

A presidência Irlandesa da União Europeia lançou ontem, em Dublin, uma nova classificação das universidades, criada com financiamento da UE. A nova classificação do desempenho das universidades, que na sua maioria dá "um ênfase desproporcionado à excelência em investigação", de acordo com a comissária europeia responsável pela Educação, será substituída por uma análise mais alargada de factores em cinco domínios diferentes: a reputação em matéria de investigação, a qualidade do ensino e da aprendizagem, a orientação internacional, o êxito na transferência de conhecimento (por exemplo, parcerias com o sector empresarial e novas empresas), e a contribuição para o crescimento a nível regional.

"Temos de pensar e agir de uma forma mais estratégica para realizar plenamente o potencial das nossas universidades. Para esse efeito, precisamos de melhor informação sobre a oferta e sobre o nível de desempenho destas universidades", afirmou a comissária europeia da educação, antes da cerimónia, acrescentando: "o ‘U-Multirank' dará aos estudantes e às instituições uma visão clara do seu desempenho numa série de domínios, os estudantes poderão escolher o estabelecimento de ensino que mais lhes interessa. A nova classificação contribuirá igualmente para a modernização e a qualidade de ensino superior, permitindo às universidades identificar os seus pontos fortes ou fragilidades e partilhar experiências; e por último, proporcionará aos decisores políticos uma visão mais completa dos respectivos sistemas de ensino superior, de forma a poderem reforçar o desempenho do seu país no seu conjunto."

A classificação será elaborada por uma entidade independente, liderada pelo Centre of Higher Education, na Alemanha, e pelo Centre for Higher Education Policy Studies, nos Países Baixos.

O consórcio trabalhará também com parceiros nacionais em matéria de classificação e com organizações representativas de estudantes, universidades e empresas.

A iniciativa tem como objectivo que cerca de 500 universidades da Europa e do mundo adiram a esta nova classificação. Os primeiros resultados serão publicados no início de 2014.


http://economico.sapo.pt/noticias/lancada-nova-classificacao-das-universidades_161612.html

domingo, 27 de janeiro de 2013

LER TONY JUDT: INDISPENSÁVEL


Pensar o século XX é o último livro de Tony Judt, antes da sua morte, em 2010, aos 62 anos. É de leitura obrigatória para qualquer cidadão que procure compreender o século que passou e as opções da próxima centúria. Isto é verdade principalmente em países periféricos como Portugal, onde certos ventos da História chegam com algum atraso mas com ares de novidade. Para quem duvida, fica um pequeno parágrafo que descreve o que Judt encontrou em Inglaterra quando, em 1979, regressando dos EUA, deparou com Margaret Thatcher no poder:
 
Eu pensava que certas realizações da esquerda, ou melhor, da social-democracia, estavam consolidadas. Nos anos 1980, na Grã-Bretanha de Thatcher, depressa percebi a facilidade com que se podiam corroer e destruir as vitórias passadas. As grandes realizações do consenso social-democrata de meados do século XX - a educação com base na meritocracia, o ensino superior gratuito, os transportes públicos subsidiados, um serviço nacional de saúde funcional, o apoio estatal para as artes e muito mais - podiam ser desfeitas. A lógica do programa de Thatcher era, nos seus próprios termos, irreprensível: a Grã-Bretanha, em declínio pós-imperial, já não podia sustentar o nível de despesa social de um período anterior. A minha resistência a essa lógica não era só uma questão de intuições acerca dos altos custos sociais de semelhante política; era também o resultado de um pensamento novo sobre a política, que me permitia perceber que qualquer lógica orientadora daquele tipo era provavelmente um erro.
 
Então, lembra alguma coisa? Corra para a livraria mais próxima, já!!!
 
Tony Judt, com Timothy Snyder, Pensar o Século XX, Edições 70.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Comissão Europeia abre 650 vagas para estágios remunerados

A Comissão Europeia lançou um novo concurso para admissão de 650 estagiários nos gabinetes de Administração e Tradução, inseridos numa das Direcções Gerais ou noutro serviço ou agência integrado nas Instituições Europeias.

 O programa de estágios, remunerado com uma bolsa de 1000 euros por mês, arranca em Outubro, estando as candidaturas abertas online até ao dia 31 de Janeiro. A pré-selecção decorrer em Março e Abril e a eleição final está prevista para Maio.

Para se candidatar é preciso ter uma licenciatura, mestrado ou doutoramento em áreas como Economia, Gestão, Direito, Relações Internacionais Ciência Política ou Interpretação-Tradução, pode ler-se no site da CE.

O domínio de pelo menos uma língua – entre inglês, francês e alemão - é também requisito obrigatório, assim como interesse por questões europeias, uma atitude proactiva e vocação para trabalho em ambiente multicultural.

Os estágios, que juntam à bolsa de 1000 euros mensais o reembolso de despesas de deslocação e seguros de saúde e de acidentes de trabalho, têm a duração de cinco meses e terão lugar em Bruxelas ou no Luxemburgo.

http://p3.publico.pt/actualidade/economia/6385/comissao-europeia-abre-650-vagas-para-estagios-remunerados#.UQMJGMr5pNE.facebook

A REDE VALORIZAR PRECISA DE LIVROS

A REDE VALORIZAR irá desenvolver, ao longo de 2013, várias ações de formação, denominadas de ABC - Aquisição Básica de Competências,  destinadas a adultos que procuram concluir o 3.º ciclo de escolaridade (9.º ano).
 
Um dos trabalhos incluídos nessas ações envolve a leitura de pelo menos um livro. Assim, a REDE VALORIZAR agradece antecipada e profundamente a todos os que puderem doar um ou mais livros. O tema ou o género literário são indiferentes, o importante é que os alunos possam ter a escolha um conjunto de títulos o mais diversificado possível. 
 
 
 
As moradas da REDE VALORIZAR são as seguintes:

SÃO MIGUEL
Rua Margarida de Chaves, n.º 103, 9500-088 PONTA DELGADA
Horário de funcionamento: 2.ª a 6.ª das 09:00 às 20:00; Sábado das 09:00 às 12:00

TERCEIRA
Travessa de Santo Espírito, n.º 2, 9700-178 ANGRA DO HEROÍSMO
Horário de funcionamento: 2.ª a 6.ª das 09:00 às 17:00

FAIAL
Rua Conselheiro Medeiros, n.º 18, 9900-144 HORTA
Horário de funcionamento: 2.ª a 6.ª das 08:30 às 16:30

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Administração pública - 1905 vagas de estágio para 2013

O Estado abre, este mês, um concurso público para admitir 1.905 estágios remunerados a iniciar a partir do dia 3 de maio. Os estagiários selecionados vão receber uma bolsa de aproximadamente 700 euros durante 12 meses, segundo a portaria publicada sexta-feira em Diário da República.

Os estágios inserem-se no Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central (PEPAC) e o processo de candidatura é realizado
através do site do PEPAC (Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central), acessível no portal da Bolsa de Emprego Público (https://www.bep.gov.pt/).

As candidaturas para estas 1.905 vagas têm início a 28 de janeiro e terminam a 8 de fevereiro. Até ao dia 8 de março de 2013, os candidatos admitidos provisoriamente são anunciados alfabeticamente no sítio do PEPAC e agrupados pelas áreas de educação e formação e por distritos.

Até ao dia 9 de abril, os candidatos são selecionados, de acordo com uma fórmula de avaliação curricular, face às vagas disponíveis. O candidato selecionado será então notificado através de correio eletrónico.

A aceitação do estágio referido é feita on-line, no prazo máximo de 72 horas. A não aceitação, expressa ou por omissão, do estágio proposto é considerada como desistência do PEPAC.
Os estágios estarão abertos nos Ministérios da Administração Interna, Agricultura, Defesa, Economia, Educação, Justiça, Saúde, Solidariedade, Finanças e Presidência do Conselho de Ministros.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

FUNDO DE GARANTIA

O Governo enviou hoje aos parceiros sociais a sua proposta para a criação de dois fundos para a proteção dos trabalhadores despedidos com direito a indemnização.

- O Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) vai ser constituído com uma contribuição de pelo menos 0,8% das empresas pela remuneração de cada trabalhador e servirá para pagar até metade das indemnizações por despedimento.
- O Fundo de Garantia de Compensação de Trabalho (FGCP), exige uma contribuição máxima de 0,2% e servirá para pagar a parte das compensações não asseguradas pelo FCT e que as empresas também não consigam pagar, devido a dificuldades de tesouraria ou insolvência.

A percentagem a ser cobrada está por definir, já que não existe ainda acordo sobre as indemnizações por despedimento.

 Como o projeto ainda não está fechado, vale a pena analisar um outro fundo, já com 47 anos, existente no Brasil: o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O FGTS foi criado em 1967 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. É constituído de contas bancárias abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito. O saldo da conta é formado pelos depósitos mensais efetuados pelo empregador, equivalentes a 8,0% do salário pago ao empregado, acrescido de atualização monetária e juros.
 
Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar uma poupança, que pode ser levantada nas seguintes situações:

- Na demissão sem justa causa;
- No término do contrato por prazo determinado;
- Na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Na reforma;
- No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural grave;
- No falecimento do trabalhador;
- Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
- Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido de cancro;
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;
- Quando a conta permanecer sem depósito por 3 anos ininterruptos;
- Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

Por outro lado, e como existe o FGTS, um trabalhador desempregado no Brasil recebe de subsídio desemprego no máximo 5 meses.

Mais informações podem ser consultadas em:

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Amor de matrimónio e amor por devoção



Foi publicado no Brasil um livro contendo cartas de amor de D. Pedro (I do Brasil, IV de Portugal) para a sua amante, Domitila de Castro, marquesa de Santos, com quem teve 5 filhos (teve também um com a irmã dela). D. Pedro era casado na altura com D. Leopoldina, filha do Imperador da Áustria.

São 94 cartas encontradas quase por acaso, em 2010, em um obscuro museu nos EUA, escritas entre 1823 e 1827.  D. Pedro assina muitas das missivas como “O Demonão” ou “Fogo foguinho” e trata a amante por “Titília”. Os temas são variados, mas não faltam alusões à “tua coisa” e a ida “aos cofres” da marquesa. Algumas cartas são ilustradas, com desenhos que hoje só encontramos nos quartos de banho públicos.

Existem passagens deliciosas:

(...) ontem mesmo fiz amor de matrimônio para que hoje, se mecê estiver melhor e com disposição, fazer o nosso amor por devoção. Aceite, meu benzinho, meu amor, meu encanto e meu tudo, o coração constante/ Deste seu fiel amante/ O Demonão

(...) não lhe pareça, meu amor, que esta linguagem é da boca para fora ou filha da astúcia ou da velhacaria própria dos falsos amantes: mas não é. É filha do meu coração arrependido que todo se derrete em amor quando se lembra que de tão longe mecê veio, e que tanto tempo ausente se mostrou constante.

(...) vou fazer a barba para mecê não ser arranhada à noite por / Este seu desvelado, agradecido, fiel, constante e verdadeiro amante/ O Imperador

"Filha, pelo amor que tens a nossas filhas, não me faças por tuas inconsideradas expressões (e por mim não merecidas) atormentar-me eu. Filha, estou (pergunta a teu mano João) com a cara mais abatida, e muito mais ficará se em lugar de receber de ti agradáveis expressões eu na tua carta achar o contrário. Filha, eu te quero muito, tu bem o sabes, e se te não quisesse nada te diria, nem excogitaria todos os dias modos e entradas para te ir ver."
 

Nota: O túmulo da Marquesa de Santos, no Cemitério da Consolação, em São Paulo, é visitado ainda hoje por jovens que vão rezar para encontrar um marido.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bolsas para Mestrado, Doutoramento e Investigação

A Comissão Fulbright anuncia a abertura de concursos para a atribuição de Bolsas a estudantes e investigadores portugueses que pretendam prosseguir estudos de mestrado e doutoramento ou realizar projectos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA.
Os concursos abertos destinam-se a atribuir as seguintes bolsas:
  • Bolsa Fulbright para Mestrados e Doutoramentos (a iniciar no ano académico 2014/2015)
     
  • Bolsa Fulbright / Fundação Carmona e Costa para Mestrado em Belas Artes - Desenho (a iniciar no ano académico 2014/2015)
  • Bolsa Fulbright para Investigação (a iniciar no ano académico 2013/2014)
  • Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública, com o apoio da Fundação Luso-Americana, da Merck Sharp & Dohme e do Pingo Doce (a iniciar no ano académico 2013/2014)
O regulamento e informações detalhadas para cada concurso estão disponíveis no site da Comissão Fulbright (links) e as candidaturas deverão ser submetidas online entre 1 de Fevereiro e 28 de Março de 2013.

Mais informações:

http://www.fulbright.pt/articles/bolsas-para-mestrado-doutoramento-e-investigacao#.UPAyEvuGo8s.facebook

Quem vai ver a retoma?

Segundo Passos Coelho 2014 é que vai ser o ano da viragem. Já tinha sido 2013, mas pronto, errar é humano e, ano após ano, algum dia, quem sabe, ainda acerta na previsão. O problema é que, segundo os dados do Banco de Portugal, a nossa economia já devorou 72.500 empregos em 2011, outros 179 mil no ano passado e em 2013 serão mais 88.500 postos de trabalho.
 
Quando a tal retoma vier, quem vai estar por cá?

Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional

O diploma legal que irá regular a criação dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) será submetido a apreciação pública e audição dos parceiros sociais durante o mês de janeiro, prevendo-se que a nova rede de CQEP entre em funcionamento a partir de abril.
 
As díferenças relativamente aos Centros Novas Oportunidades, tão criticados pelo Governo, parecem ser muito poucas. É anunciada a "prestação de um serviço de orientação de jovens e adultos", o qual, como todos os profissionais que trabalham ou já trabalharam num CNO sabem, sempre foi feito.
 
Parece que o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) terá "mecanismos mais rigorosos e exigentes", talvez plasmados da metodologia utilizada na Lusófona.
 
Ou seja, mudança mesmo parece que só no nome.

AINDA O CONCURSO DE FORMADORES DO IEFP

A ANFORMA - Associação Nacional de Formadores, reuniu-se a 6 de fevereiro com o Presidente do IEFP, Dr. Octávio Oliveira, e com a Diretora de Departamento de Formação, Dra. Ana Paula Filipe. A ata da reunião resume bem todas as dúvidas que levantadas por esse "concurso a jato".



Ver o texto em
http://www.forma-te.com/images/stories/reuniao_IEFP_7-1-2013.pdf

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

DIKTAT

Hoje tivemos conhecimento das propostas do FMI para o tal corte dos 4 mil milhões: despedimentos, diminuição de salários, ... a receita clássica.

O Governo já veio avisar que não se trata de um documento fechado, mas de uma "base de trabalho".

As sugestões são tão estapafúrdias que não podem ser nem uma coisa nem outra. Ou são para jogar no lixo ou são um diktat.

Texto integral do relatório disponível em:

http://downloads.expresso.pt/expressoonline/PDF/PRT__FAD_TA_Report_on_Expenditure_Policy_Reform_Options__January_2013.pdf

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

FALTAM SUICÍDIOS

Sobre a recente intervenção do Estado no Banif há pouco a acrescentar depois da crónica do Miguel Sousa Tavares no Expresso. Está tudo lá e dispensa repetições.
 
O que choca é um certo padrão, presente em outros países mas que Portugal cultiva ao limite, o padrão da impunidade, da falta de consequências. Na quebra geral de 1929 não foram poucos os especuladores que se suicidaram. Havia memo a piada de que era perigoso andar pelas ruas de Nova York, pois um corpo poderia cair-lhe em cima.
 
Na atual crise é certo que os ricos americanos e europeus não se suicidaram, aliás, salvo raríssimas exceções, nem sequer deixaram de ser ricos, mas alguns foram presos e outros demitidos.
 
Em Portugal, nada. Até agora ninguém foi condenado. Nem ostracismo existe. Ao contrário, frequentam os mesmos restaurantes de antes, vão às mesmas praias, tudo igual.
 
Os ex-administradores do BPP e do BPN passeiam as suas figuras pelas nossas ruas sem ponta e crítica ou recriminção.
 
Joe Berardo deve o que deve à CGD e continua a ser chamado de Comendador.
 
Ricardo Salgado do BES meteu-se numa embrulhada de remessas de divisas e a coisa toda foi elegantemente resolvida com um acerto junto das Finanças, como se ivesse saído de uma loja com a mercadoria debaixo do braço por pagar...puro esquecimento.
 
O Estado está a fazer  o que todos nós sabemos no BANIF e sobre os seus administradores nem uma vírgula.
 
Está bem que não precisam suicidar-se, mas a apresentação formal de desculpas ao povo Português seguida de um pedido de demissão e uma discreta saída da vida pública era o mínimo.
 
VERGONHA NA CARA, PRECISA-SE.

Docentes com horário zero e concurso do IEFP: alguns comentários

Apesar de manterem o vínculo ao Ministério da Educação, apenas 27 docentes dos quadros com horário zero concorreram ao concurso do IEFP para recrutamento de formadores. O IEFP colocou a concurso cerca de 1000 vagas para formação e o reduzido número de candidatos surpreendeu. Parte das vagas destinava-se a docentes dos quadros com horário zero e outra a formadores sem vínculo.

Os docentes dos quadros com horário zero que vierem a ser recrutados pelo IEFP manterão o vínculo ao MEC e exercerão as suas funções no IEFP em regime de requisição.

É verdade que a oferta do IEFP pode ser pouco atrativa em alguns aspetos - disciplinas diferentes para lecionar, maior número de turmas, trabalho em mais do que um local com custos de combustível não suportados pelo entidade, ...- mas é igualmente verdade que a tutela terá agora à sua disposição o argumento, face aos horários zero que se vislumbram no horizonte, de que até ofereceu alternativas mas elas não foram aproveitadas.
 
É duro, mas a verdade é que a alternativa a concurso como o do IEFP seja uma mobilidade especial com regras draconianas. O Orçamento de 2013 não deixa ninguém de fora dessa eventualidade.
 
Aliás e não querendo entrar em teorias da conspiração, concursos apressados e pouco claros como o do IEFP parecem servir mesmo para isso: colocar os professores frente a factos consumados em que as alternativas são ambas ruins.

Estudantes suecos deixam-se fotografar com todas as suas posses

Já pensou em deixar-se fotografar com todas as suas posses? Esta foi a ideia da fotógrafa sueca Sannah Kvist, que criou uma colecção de fotografias com o sugestivo título “Tudo o que possuo”, tendo fotografado estudantes suecos claramente adeptos do lema “viver com menos”.
Os estudantes posaram com todas as suas posses – a roupa, as guitarras, os computadores portáteis, os livros, as camas e colchões. O resultado é uma sucessão de cidadãos que vivem com muito pouco, mas que nem por isso são menos felizes.
O projecto foi inspirado nas próprias experiências de Kvist, que chegou Estocolmo com um camião de cheio de objectos e deixou o apartamento com uma mala da Ikea com um computador, uma máquina fotográfica e algumas roupas.
A fotógrafa diz que a geração que nasceu nos anos 80 é a primeira que vive com muito menos que os seus pais. Por outro lado, o projecto faz-nos pensar naquilo que realmente precisamos para viver e ser felizes, não acha?
 

Comissão Europeia lança campanha para aumentar oferta de estágios nas empresas

A Comissão Europeia lançou hoje a campanha We Mean Business (http://we-mean-business.europa.eu/), uma iniciativa que tem o objectivo de incentivar as empresas a criar mais estágios e, dessa forma, melhorar as competências e a empregabilidade dos jovens. Segundo a comissária europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, em 2012 e 2013 a União Europeia apoiará financeiramente 280 mil estágios de alunos do ensino profissional e do ensino superior, no âmbito das iniciativas Leonardo da Vinci e Erasmus.
“Os estágios podem facilitar a transição dos jovens do ensino e da formação para um primeiro emprego de qualidade. Podem ainda gerar benefícios para as empresas, permitindo-lhes encontrar excelentes trabalhadores potenciais, com novas ideias, que poderão assumir um papel‑chave na futura produtividade e competitividade”, explicou a comissão em comunicado.
Assim, a campanha We Mean Business apoiará os esforços dos Estados-Membros para combater o desemprego juvenil, que atingiu níveis “inaceitavelmente elevados” em alguns países da UE. Em especial, pretende-se sensibilizar para o valor dos estágios internacionais, que podem melhorar as competências linguísticas dos indivíduos, mas também ajudá‑los a desenvolver a sua autoconfiança e a capacidade de adaptação.
Os inquéritos revelam que poucas empresas estão conscientes da possibilidade de receber um estagiário no âmbito de um programa europeu. A campanha We Mean Business pretende, por isso, alterar esta situação e demonstrar às empresas os benefícios dos estágios internacionais.
 
Os eventos e campanhas de sensibilização terão lugar nos Estados-Membros e dirigem-se às câmaras de comércio, agências de desenvolvimento regional, organizações de apoio às empresas e a outros multiplicadores que possam divulgar os benefícios dos estágios para as empresas.
Paralelamente à campanha We Mean Business, a Comissão adoptará amanhã, 18 de Abril, um vasto pacote de novas medidas destinadas a garantir uma recuperação com criação de emprego. Um dos principais objectivos será estimular o recrutamento nos sectores da economia verde, dos serviços de saúde e das TIC.

Comissão Europeia abre nova vaga de 1.300 estágios remunerados

A Comissão Europeia (CE) abriu na última quinta-feira uma nova vaga de estágios remunerados, com a duração de cinco meses e que se iniciam em Março ou Outubro. Há cerca de 1.300 estágios disponíveis, de acordo com o site da CE (http://ec.europa.eu/stages/index_en.htm), sendo a remuneração de €1.000/mês (R$ 2.65) – e reembolso das despesas de viagem.
“Se forem um dos candidatos seleccionados irão ter uma experiência num ambiente internacional e multicultural, o que pode ser um enriquecimento para a vossa futura carreira”, explica a Comissão Europeia.
Candidate-se no seguinte link: http://ec.europa.eu/stages/index_en.htm.
Os estágios procuram licenciados de todo o mundo – mínimo de três anos de estudo -, bons conhecimentos de inglês, francês ou alemão – uma destas línguas – e um bom conhecimento de uma segunda língua oficial da União Europeia.
A Comissão Europeia já promoveu 40 mil estágios desde 1960.

União Europeia recruta profissionais de várias áreas até 22 de Janeiro

A União Europeia está à procura de profissionais de várias áreas, sendo que as candidaturas podem ser entregues até 22 de Janeiro. De acordo com o Diário Económico (http://economico.sapo.pt/noticias/uniao-europeia-esta-a-recrutar-ate-22-de-janeiro_159215.html), é exigido o domínio de pelo menos uma língua estrangeira: inglês, francês ou alemão – esta é uma exigência de sempre da União Europeia, diga-se.
Os profissionais de economia e estatística, auditoria, finanças e contabilidade podem tentar a sua sorte para trabalhar como assistentes na elaboração e análise de dados estatísticos e relatórios financeiros. É exigida experiência, mas em troca há um “salário competitivo” e um subsídio para a família e apoio na deslocação para outro país.
Também o Joint Research Centre (JRC) – o serviço de ciência da Comissão Europeia, que opera na Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha e Holanda – procura assistentes de laboratório e técnicos para as áreas de química, biologia, ciências médicas, física, nuclear, engenharia mecânica, civil e electrotécnica. São necessários pelo menos três anos de experiência.
Pode saber mais detalhes sobre estas oportunidades no site (http://europa.eu/epso/index_en.htm)do Serviço Europeu de Selecção do Pessoal (EPSO).
Intérpretes, tradutores, linguistas, secretários, assistentes e administradores de várias áreas são periodicamente procurados. Como acontece com outras instituições públicas, os funcionários das instituições da União Europeia são recrutados através de concursos públicos, que são publicados no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE) e através dos órgãos de imprensa nacionais.
O processo de selecção e o tipo de contrato são os mesmos para todas as instituições. Podem ser contratos para pessoal permanente, contratos temporários (de duração máxima de seis anos), havendo ainda recrutamento sazonal e possibilidade de fazer estágios.
Nos concursos gerais para seleccionar pessoal permanente, o EPSO avalia as competências dos candidatos através de uma série de testes e provas. Todos os anos são organizados concursos para todas as instituições da UE. Em primeiro lugar, para a Comissão Europeia, com sede em Bruxelas e serviços no Luxemburgo. Esta é a instituição da UE que emprega mais pessoal.
Os concursos são também para o Parlamento Europeu, com sede em Estrasburgo (França), e serviços em Bruxelas e no Luxemburgo; Conselho da UE, em Bruxelas; Tribunal de Justiça Europeu, no Luxemburgo; Tribunal de Contas, no Luxemburgo; Comité Económico e Social Europeu, em Bruxelas; Comité das Regiões, em Bruxelas; Provedor de Justiça Europeu, em Estrasburgo; e Autoridade Europeia para a Protecção de Dados, em Bruxelas.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A REFUNDAÇÃO DO ESTADO E OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA


A tão falada Refundação do Estado precisa urgentemente de professores de Matemática para assessorar a empreitada. É que as contas não batem certo:


Governo propõe corte de 6% no Rendimento Social de Inserção
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/governo-propoe-corte-de-6-no-rendimento-social-de-insercao=f761775#ixzz2GjGb4GKl


Estado injeta 1100 milhões de euros na recapitalização do Banif
Ler mais: http://www.publico.pt/economia/noticia/estado-injecta-1100-milhoes-de-euros-na-recapitalizacao-do-banif-1579109

MIGUEL RELVAS, BRIOCHES E CANTINAS ESCOLARES



Enquanto em Portugal muitas cantinas escolares permanecem abertas durante os períodos de férias como medida de prevenção contra a fome das crianças mais necessitadas e apoio às famílias, Miguel Relvas decidiu ir descansar para o Rio de Janeiro, mais precisamente para o mítico Copacabana Palace
(http://www.copacabanapalace.com.br/web/orio_pt/copacabana_palace.jsp).
 
Está no seu direito, tal como também estava Maria Antonieta ao afirmar "Se não têm pão, comam brioches". Aliás, o Rio de Janeiro tem bons restaurantes franceses e o Copacabana Palace, ao pequeno-almoço, serve deliciosos brioches com uma variedade incrível de geleias. Pode ser que Miguel Relvas aprenda alguma coisa de pastelaria.

Aos portugueses com fome resta gritar no melhor estilo Quim Barreiros: Ó RELVAS, FAZ-ME UM BRIOCHE!