quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Universidades e politécninos lançam novo programa europeu de estágios profissionais

Três universidades (Lisboa, Évora e a do Algarve) e dois politécnicos (Beja e Setúbal) lançaram um programa Erasmus que vai permitir que 220 estudantes destas instituições de ensino superior possam realizar estágios profissionais em 33 países europeus. Os estágios têm a duração de seis meses e podem ser realizados em empresas, hospitais e instituições de ensino superior europeias, estando agora a decorrer o processo de selecção.
A iniciativa "Erasmus Al Sud, Connecting Regions, Creating Worlds", coordenada pela Universidade de Lisboa (UL), vai também disponibilizar bolsas para que um número semelhante de alunos possa estagiar em Portugal.
"O processo de selecção ainda está a decorrer, porque não tem um tempo fixo como o habitual programa de Erasmus", explicou a vice-reitora da UL, Teresa Cid, durante o lançamento oficial do programa, acrescentando ainda que "neste momento, a procura ainda não excede a oferta, porque ainda não há um suficiente conhecimento desta oportunidade entre os estudantes".
Teresa Cid sublinhou que o objectivo deste programa não é "promover a emigração mas sim a formação": "Qualquer experiência deste tipo será certamente muito positiva e será potenciadora de maiores oportunidades de empregabilidade. Não é uma relação directa, mas há uma relação indirecta muito poderosa".
Além das universidades e politécnicos, são parceiros deste projecto um conjunto de câmaras municipais e outras organizações e empresas, tais como o Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja, o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), a Associação de Defesa do Património de Mértola, a Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama - Sines Tecnopolo, a
Fundação Luís de Molina, Nautialqueva Serviços Náuticos Lda, a ADREPES e a Rede Europeia de Turismo de Aldeia do Alentejo (Genuinland), entre outras.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário