sábado, 27 de abril de 2013

META 10 - AUMENTAR OS NÍVEIS DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DO SISTEMA EDUCATIVO

OBJETIVO
Até 2014, criação, na Universidade dos Açores, de um Observatório da Educação e Formação, a funcionar de forma totalmente independente da Secretaria Regional da Educação, com o objetivo de desenvolver um verdadeiro sistema de informação e avaliação do ensino.


O CENÁRIO

O sistema educativo é mantido com o dinheiro dos contribuintes. O mínimo que se espera dele, portanto, é que a cada ano possa fazer mais e melhor com menos.
Eficiência e eficácia não se esgotam em termos de recursos financeiros. Sempre que um aluno repete um ano ou abandona a escola o sistema educativo está a ser pouco eficiente e pouco eficaz. Não apenas por que está a desperdiçar o dinheiro dos contribuintes, embora o esteja de fato, mas também porque está a provocar graves prejuízos na vida de uma jovem.
Assim, um sistema que funciona dando o seu melhor é importante porque consome menos recursos mas também porque serve os interesses doscidadão que dele beneficiam.
 

PROPOSTAS

1) Até 2020, a Secretaria Regional da Educação e todas as escolas da região com certificação ISO nas áreas da qualidade e da segurança.

2) Ter em cada instituição de ensino ao menos um docente com formação especializada na área da qualidade.

3) Criação, na Universidade dos Açores, de um Observatório da Educação e Formação, a funcionar de forma totalmente independente da Secretaria Regional da Educação, com o objetivo de desenvolver um verdadeiro sistema de informação e avaliação do ensino, encarado como uma tarefa indispensável à melhoria do sistema.

4) Divulgação pública de todos os dados recolhidos e tratados pelo Observatório da Educação e Formação.

5) Fortalecer as ações de avaliação, regulação e supervisão, dando ênfase mais aos seus aspetos pedagógicos do que meramente inspetivos.

6) Criar um fórum anual da qualidade em educação, onde as instituições de ensino possam divulgar as suas boas práticas e debater os seus problemas comuns.

7) Instituir, em colaboração com a Universidade dos Açores, uma pós-graduação em gestão escolar.

8) Criar o prémio anual Escola Inovadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário