sábado, 27 de abril de 2013

META 9 - GARANTIR A EFETIVA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

OBJETIVO
Até 2014, dentro do quadro legal e institucional existente, estabelecer um plano de efetiva abertura do sistema educativo à sociedade civil. 

O CENÁRIO

A participação dos encarregados de educação e outros membros da comunidade nas decisões da escola permite uma saudável troca de sinergias e reflete-se positivamente nos resultados escolares.
A prática atual caracteriza-se por uma participação predominantemente formal, onde a comunidade está presente em algumas reuniões e efemérides e pouco mais.
Uma boa notícia é que mudar este cenário não exige mais dinheiro nem grandes reformulações legais. O sistema legal de gestão, seja o atualmente em vigor, seja o que está em discussão, tem margem suficiente para uma ampla participação comunitária, precisa é ser colocado em prática. Ou seja, a tutela dispõe de todos os instrumentos para promover uma gestão partilhada e participativa não só das escolas, mas do sistema de ensino como um todo. Temos que deixar a sociedade civil entrar.


PROPOSTAS

1) Apoiar, de forma sustentada, a participação da sociedade civil não apenas na gestão escolar, mas na própra definição das políticas do sistema educativo.

2) Promover, a exemplo do que ocorre nos hospitais, um programa de voluntariado escolar.

3) Garantir que 25% dos gastos com aquisição de consumíveis e serviços seja contratado junto de fornecedores da ilha onde se encontra situada a escola.

4) Garantir que 50% dos gastos com aquisição de consumíveis e serviços seja contratado junto de fornecedores dos Açores.

5) Criar na Internet o Portal da Transparência, onde todas as informações relativas ao sistema educativo serão publicadas, independentemente do seu teor: pedagógica, financeira, …

Sem comentários:

Enviar um comentário