Até 2020, é necessário aumentar em 50% o
número de pessoas a frequentar cursos de especialização tecnológica (CET) e
licenciaturas.
O CENÁRIO
Se quisermos ser uma região
verdadeiramente competitiva, temos que tomar consciência de que a
especialização é fundamental.
Presentemente os cursos de
especialização tecnológica (CET) estão concentrados em poucas instituições (Universidade
dos Açores e Escola das Novas Tecnologias dos Açores) e apenas em três ilhas:
S. Miguel, Terceira e Faial.
O nível de especialização que o mercado
de trabalho observa presentemente deve ser acompanhado de uma especialização
homóloga dos trabalhadores nele inseridos.
Nesse sentido, a percentagem da
população açoriana detentora ou a frequentar cursos de nível V ou superior é
manifestamente insuficiente para as nossas necessidades presentes e futuras.
Os números abaixo demonstram que estamos
a ficar atrás do Continente Português e da madeira no que respeita à
percentagem da população com o ensino superior.
Instituto Nacional de estatística
PROPOSTAS
1) Aumentar a oferta de cursos de
especialização tecnológica de nível V, em horário laboral e pós-laboral.
2) Generalizar entre os jovens que
concluem um curso de nível IV a frequência de um curso de nível V.
3) Implementar o ensino politécnico na
Universidade dos Açores, em horário diurno e noturno.
4) Promover a ampliação da oferta de
vagas no ensino superior, tendo por base uma forte articulação entre a
Universidade dos Açores e o tecido económico regional.

Sem comentários:
Enviar um comentário