O Bloco de Esquerda recupera uma proposta que a maioria já chumbou uma vez: uma anistia para os estudantes universitários que por dificuldades económicas não estão a pagar as propinas a tempo e horas.
Luís Fazenda, deputado bloquista, defendeu a ideia esta segunda-feira numa visita à Universidade de Aveiro, onde afirmou que cerca de quatro mil alunos abandonaram os estudos nesta universidade por problemas financeiros.
O reitor da Universidade de Aveiro desmentiu o Bloco de Esquerda: “Temos desistências da ordem dos mil alunos, não se identifica nenhum agravamento de um ano para o outro.”
“O principal parâmetro, como imaginam, é não declararem a razão pela qual desistem. Quando olhamos para aqueles que declaram razões económicas, a percentagem é muito pequena, na ordem dos 10%, salvo erro”, afirma Manuel Assunção, com números relativos ao ano letivo anterior.
Luís Fazenda não ficou particularmente convencido. “Os senhores reitores e o senhor ministro da Educação têm uma análise muito própria, agora as instituições não podem desmentir o aumento de propinas em atraso, nem sequer esta [de Aveiro], em que os números são bem visíveis”, apontou.
O Bloco de Esquerda insistiu numa anistia fiscal dos incumpridores por motivos de carência económica, defendendo mesmo a isenção total das propinas no atual ano letivo, proposta que PSD, CDS e PS chumbaram no início do mês na Assembleia da República.
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=27&did=99802
Sem comentários:
Enviar um comentário