domingo, 24 de março de 2013

JOSÉ SÓCRATES RUMO À ESTAÇÃO FINLÂNDIA

Em 16 de abril de 1917, Lenine, líder do Partido Bolchevique, desembarcou com 31 camaradas na Estação Finlândia, em São Petersburgo, para liderar a Revolução. Os viajantes haviam partido de Zurique, onde estavam exilados, passaram pela Alemanha e a Suécia, até chegarem em solo Russo.

Não se tratou de uma viagem clandestina. Em plena 1.ª Guerra Mundial, a Alemanha patrocinou e forneceu a logística necessária à toda a operação, incluindo o comboio em que foram transportados. Os Bolcheviques defendiam a não participação numa guerra que classificavam como imperialista, o que era vantajoso para uma Alemanha a lutar em duas frentes. De facto, logo ao chegar Lenine, a par das exigências de nacionalização dos bancos, terras e propriedades privadas, defendeu a extinção do exército, a ser substituído por milícias populares, e o fim da participação russa na grande guerra.
O resultado final todos nós conhecemos. Se a Alemanha tivesse enviado para a Rússia um comboio cheio de ratos infetados com a peste bubónica teria infligido menos mal ao país e ao mundo.

Parece que em abril José Sócrates desembarcará na RTP na qualidade de comentador. Quem acredita que a direção da RTP tomou esta decisão sem consulta e beneplácito prévio do Ministro Miguel Relvas acredita também que no dia 25 de dezembro é um Sr. Barbudo que deixa-lhe prendas no sapato.
A História, como defendia Marx, até pode não se repetir, mas é de uma ironia a toda a prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário