A Agenda Açoriana
para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial previa a
operacionalização desta formação para o segundo trimestre deste ano, mas a Rede
Valorizar conseguiu implementar já as primeiras das 45 ações a realizar este ano,
distribuídas pelas diferentes ilhas dos Açores e abrangendo cerca de 900
pessoas.
A Rede Valorizar é
um serviço criado pelo Governo dos Açores com o objetivo de assegurar a todos os
cidadãos uma oportunidade de qualificação e certificação, de nível básico,
secundário e/ou profissional, pela via da certificação de competências
adquiridas, assim como pelo encaminhamento para ofertas formativas.
O programa de
formação assente no sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de
Competências tem como objetivo elevar as habilitações literárias de nível básico
de adultos inscritos na Agência para a Qualificação e Emprego, fator que o
Governo dos Açores considera essencial para a inserção no mercado de trabalho.
Um despacho
conjunto do Vice-Presidente e do Secretário Regional da Educação, Ciência e
Cultura do Governo dos Açores, publicado na passada sexta-feira, regulamenta o
programa de formação.
No mesmo despacho
fica prevista uma compensação aos utentes da Agência para a Qualificação e
Emprego, de forma a que possam suportar os custos com o transporte e alimentação
durante o período de formação.
Sem comentários:
Enviar um comentário