terça-feira, 27 de novembro de 2012

Com a crise ficou mais fácil ensinar História

Com a crise explicar certos momentos da História à minha filha tornou-se uma tarefa muito mais fácil. Vejam lá, por exemplo, o texto de um livro didático sobre a queda da Monarquia em 1910:

"Entre 1890 e 1892, a Europa viveu uma crise económico-financeira, que também se refletiu em Portugal. Os sinais desta crise foram: a falência de bancos e de empresas; o aumento da dívida pública; a desvalorização da moeda e consequente inflação. Tudo isto acabou por conduzir a um aumento dos impostos, facto que agravou as condições de vida da população, sobretudo das classes médias e do operariado. Em paralelo, também aumentou o desemprego. O descontentamento social manifestou-se na organização de manifestações e greves."

Sem comentários:

Enviar um comentário