quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Nuno Crato diz que quer mais escola com menos dinheiro mas não disse quanto

Nuno Crato saiu do debate "sem voz e sem energia", como disse aos jornalistas  que o interpelaram à saída do hemiciclo, onde a sua equipa e os deputados  da Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública esgrimiram  argumentos. 
O ministro recusou responder à pergunta sobre a dimensão real dos cortes  para o setor em 2013. "Não queremos uma escola mais pobre", disse Nuno Crato no encerramento  do debate, acusando a oposição de fazer "declarações políticas sem sustentação"  ao acusá-lo de empobrecer o sistema educativo e de querer destruir a escola  pública. 
Criticado também por defender o ensino profissional e por querer "importar"  o modelo alemão, numa alusão ao memorando que assinou com o governo da Alemanha  para troca de experiências sobre o ensino dual, Nuno Crato reeditou argumentos  usados em outros debates, acusando a esquerda de "preconceito".  Nuno Crato afirmou que ao apostar no ensino profissional se pretende  "dar a todos as melhores oportunidades à medida das suas necessidades".
O socialista Acácio Pinto afirmou que ficou claro que "a Educação não  é uma prioridade" deste Governo e que Nuno Crato "aceitou a encomenda do  primeiro-ministro para triturar a escola pública". "O senhor sabe para onde vai? Pois vá! Nós não o seguimos", disse o  deputado do PS, reiterando que há um "guião" que o Governo está a cumprir  "meticulosamente". 
Pelo PCP, Miguel Tiago afirmou que a política educativa do Governo não  faz da escola um fator para combater as assimetrias, antes as "reproduz  e agrava". 
A deputada Ana Drago, do Bloco de Esquerda previu que terão que ser  feitas alterações a este Orçamento do Estado, citando os cortes aplicados  ao financiamento das universidades como medidas que "colocam em causa o  futuro do país". 

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/11/08/nuno-crato-diz-que-quer-mais-escola-com-menos-dinheiro-mas-nao-disse-quanto

Sem comentários:

Enviar um comentário