Alberto João Jardim foi notícia
recentemente, dessa vez por ter declarado que a febre da dengue que grassa na
Madeira está a ser "instrumentalizada" para prejudicar a região. Não
satisfeito, afirmou que os casos de dengue na Madeira são "uma
realidade", mas é um problema que acontece também noutros países. "É
caso para se mandar esta mensagem: se a Madeira aborrece tanta gente, porque é
que não nos deixam livres?", questionou.
É certo que tentar argumentar com
o Sr. Presidente do Governo Regional da Madeira é uma tarefa tão útil quanto
tentar enxugar uma pedra de gelo, mas dado o teor das suas declarações, profundamente
demagógicas, e como os professores madeirenses devem estar a ser bombardeados com
perguntas pelos seus alunos, um pouco de informação não faz mal a ninguém.
A dengue é uma doença infeciosa
febril provocada pelo mosquito Aedes aegypti, de origem africana e que pode ser
atualmente encontrado em várias regiões do mundo, principalmente nas zonas de
clima tropical.
O Dr. João Jardim, ao invés de tentar
distrair a população com a mentira da tentativa de difamação da região, poderia
ter aproveitado os ouvidos da comunicação social para explicar que a dengue não
é uma fatalidade. O Rio de Janeiro, por exemplo, conhece a doença desde o
período colonial, tendo sido trazida muito provavelmente pelos navios que
transportavam escravos de África. Em 1903, o cientista Oswaldo Cruz, então
Diretor Geral da Saúde Pública, implantou um programa de combate ao mosquito
que alcançou o seu auge em 1909. Na década de 50 a doença foi considerada
erradicada do país, apesar de alguns casos pontuais. Durante décadas o sistema
de saúde e sanitário do Brasil entrou em profunda decadência, da qual ainda
está a recuperar, o que explica que o país conviva com surtos de dengue desde
os finais dos anos 80.
Ou seja, a dengue existe mas não
é uma fatalidade, pode e deve ser combatida. O que está a ser vendido aos
madeirenses é uma versão da doença como uma causa natural e que até existe em
outros lugares do mundo. Na verdade ela é um sintoma de descaso com a saúde
pública. Não surgiu na Madeira por acaso, surgiu porque o serviço público de
saúde não está a fazer o que devia.
Para os professores que desejarem
mais informações poderão consultar o seguinte site: http://www.combateadengue.com.br/.
Para o Dr. Alberto João fica o
bom conselho de que em boca fechada não entra mosca, mosquito nesse caso.
Sem comentários:
Enviar um comentário