terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A dengue na Madeira


Alberto João Jardim foi notícia recentemente, dessa vez por ter declarado que a febre da dengue que grassa na Madeira está a ser "instrumentalizada" para prejudicar a região. Não satisfeito, afirmou que os casos de dengue na Madeira são "uma realidade", mas é um problema que acontece também noutros países. "É caso para se mandar esta mensagem: se a Madeira aborrece tanta gente, porque é que não nos deixam livres?", questionou.

É certo que tentar argumentar com o Sr. Presidente do Governo Regional da Madeira é uma tarefa tão útil quanto tentar enxugar uma pedra de gelo, mas dado o teor das suas declarações, profundamente demagógicas, e como os professores madeirenses devem estar a ser bombardeados com perguntas pelos seus alunos, um pouco de informação não faz mal a ninguém.

A dengue é uma doença infeciosa febril provocada pelo mosquito Aedes aegypti, de origem africana e que pode ser atualmente encontrado em várias regiões do mundo, principalmente nas zonas de clima tropical.

O Dr. João Jardim, ao invés de tentar distrair a população com a mentira da tentativa de difamação da região, poderia ter aproveitado os ouvidos da comunicação social para explicar que a dengue não é uma fatalidade. O Rio de Janeiro, por exemplo, conhece a doença desde o período colonial, tendo sido trazida muito provavelmente pelos navios que transportavam escravos de África. Em 1903, o cientista Oswaldo Cruz, então Diretor Geral da Saúde Pública, implantou um programa de combate ao mosquito que alcançou o seu auge em 1909. Na década de 50 a doença foi considerada erradicada do país, apesar de alguns casos pontuais. Durante décadas o sistema de saúde e sanitário do Brasil entrou em profunda decadência, da qual ainda está a recuperar, o que explica que o país conviva com surtos de dengue desde os finais dos anos 80.

Ou seja, a dengue existe mas não é uma fatalidade, pode e deve ser combatida. O que está a ser vendido aos madeirenses é uma versão da doença como uma causa natural e que até existe em outros lugares do mundo. Na verdade ela é um sintoma de descaso com a saúde pública. Não surgiu na Madeira por acaso, surgiu porque o serviço público de saúde não está a fazer o que devia.

Para os professores que desejarem mais informações poderão consultar o seguinte site: http://www.combateadengue.com.br/.

Para o Dr. Alberto João fica o bom conselho de que em boca fechada não entra mosca, mosquito nesse caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário