terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Vamos todos ser sul-americanos

O Governo brasileiro anunciou hoje um aumento do salário mínimo que corresponde a um aumento de nove por cento en relação ao atual.

 O "reajuste", de cerca de 622 para 678 reais (perto de 247 euros), segue a variação real do crescimento da economia, relativa a 2011, acrescido da inflação, que se situa nos 6,1 por cento. O Governo brasileiro anunciou também, para os trabalhadores que têm participação em lucros e resultados de empresas, a isenção do imposto sobre o rendimento (imposto de renda), até aos seis mil reais (cerca de 2.185 euros).   A isenção diz respeito a esta parte do vencimento. 
E nós portugueses, o que é que temos com isso? Bom, como é possível verificar pelo gráfico abaixo, onde comparo a evolução do salário mínimo nos dois países - no caso português estou a considerar para 2013 um salário mínimo igual ao de 2012, não incorporando, portanto, o acréscimo fiscal qua chega dentro de poucos dias - não é difícil concluir que, ao manter-se a atual evolução, teremos em poucos anos um salário mínimo igual ou menor do que o dos brasileiros.

Bons tempos aqueles em que o nosso padrão de medida eram os espanhóis e os gregos e o nosso sonho alcançar a média europeia.

Não sei se isso nos vai tornar mais competitivos, mas mais pobres certamente, em termos absolutos e relativos.

Sem comentários:

Enviar um comentário